Dicas de como atender bem, segundo a visão de um bohêmio

Dicas de como atender bem, segundo a visão de um bohêmio

Está certo que não sou nenhum consultor de restaurantes, bares e botecos, nem tampouco consultor de garçons. Entretanto, como frequentador assíduo de bares desde o início da adolescência, me dou ao direito de dar algumas dicas aos garçons que visitam esse blog sobre como atender bem um cliente.

Todas as situações narradas abaixo são verídicas, ou seja, já aconteceram com profissionais de nossa convivência, entretanto, definitivamente não é regra entre os garçons, evidentemente!

Garçon

1o – Em primeiro lugar, coloque em sua mente que os clientes estão ali para se divertirem. Trabalhamos duro para podermos tomar aquela cerveja gelada no fim do expediente ou no final de semana. Sabemos que você também está trabalhando duro enquanto a gente enche a cara, mas nem por isso precisa ficar tão mal humorado e nos atender de cara feia! Sorria! Seja gentil! Transmita sua alegria para os clientes e te garanto que seu expediente vai ser muito mais agradável.

Garçon sorrindo

2o- Sempre que passar perto das nossas mesas e estivermos bebendo cerveja em garrafa, verifique se ela já está acabando e encha o nosso copo (se estiver vazio). Se a cerveja já estiver no fim, sirva o restante e já traga outra, claro! Além de ser super agradável, vocês com certeza vão vender muito mais, e em consequencia os 10% serão mais gordos.

3o- Anote o pedido sempre! Não custa nada. Nada pior que pedir um chopp com colarinho e vir sem colarinho, ou vice versa. Ou pedir uma coca-cola somente com gelo e chegar somente com limão.

Garcon anotando pedido

4o- Olhe sempre para as mesas e não para a televisão, para a linda vista do restaurante ou para a bunda da gostosa da mesa 8, e nem faça roda de conversa com outros garçons. Se não quer ser chamado de “psiu”, “chefe”, “amigo”, “meu chapa”, “ô chefia”, “campeão”, “ô da bandeja” etc. esteja sempre atento a todas as mesas que você estiver atendendo. É péssimo ficar mendigando a atenção de vocês.

Garcon desatento

5o- Se no bar em que você atende separar as mesas por área e cada garçom ficar responsável por uma, nunca, mas nunca mesmo deixe de atender um cliente que não está na mesa de sua responsabilidade, dizendo que você não atende essa mesa, e sim o Edvaldo ali. Anote o pedido e passe para o Edvaldo você mesmo. Não temos nada a ver com a divisão que é feita no bar, só queremos mesmo é ser bem servidos por qualquer um de vocês.

6o – Mesmo que a conversa da nossa mesa estiver boa e quase irrestistível de não acompanhar, tente não ficar prestando a atenção nela. Ser discreto é fundamental!

7o- Jamais comente com um cliente assíduo do bar, mesmo se ele estiver só com os amigos, que aquela garota que ele levou para lá na quarta-feira passada era um chuchuzinho. Você não sabe se algum dos caras que está com ele realmente é amigo, ou se é o irmão, o sogro, o primo etc. da real namorada dele.

Garcon

8o- Não deixe a anotação do pedido na comanda para mais tarde. Você sempre vai se esquecer de algum pedido, sempre mesmo.

9o- Eu imagino que deve ser difícil ver muita gente bebendo e resistir à tentação de beber também, mas se esforce ao máximo para não beber durante o expediente. Ali é seu local de trabalho e trabalhar bêbado pode lhe render uma demissão por justa causa, além de uma ressaca moral no outro dia.

Tive notícias, uma vez, que a garota que era responsável pela pia (limpeza dos copos) de um bar que frequento, foi encontrada desmaiada no banheiro de tão bêbada que estava. Ela sempre dava um “tapinha” na sobra dos chopps antes de lavar os copos e deu no que deu, rua né! Tá certo que jogar bebida fora é pecado também, mas fiquem tranquilos que nesse caso quem não vai para o céu somos nós, os cliente rs…

Garçon Bebado

10o- Leve na esportiva as nossas brincadeiras de bêbados e se dissermos que te amamos, que você é demais, nosso melhor amigo, chorar no seu ombro ou acabar vomitando por ali mesmo, nos perdoem. Saiba que vocês garçons são realmente importantes para nós cachaceiros e que um bom atendimento é a garantia certa de um bolso cheio de gorjetas e amigos para a vida toda.

Curtindo com o garçon

Por fim, claro que o melhor de tudo é fazer bons cursos e se preparar bastante com a ajuda de profissionais. Para encontrar cursos de aperfeiçoamento clique aqui.

Veja mais dicas de bares, restaurantes, botecos e baladas em nossa home.